Saber quais bebidas – alcoólicas e não alcoólicas – se deve servir em um bar de casamento é importantíssimo para o sucesso completo da comemoração. Afinal, assim como o almoço ou jantar de casamento, a escolha certa irá encantar os convidados, criar um ambiente de confraternização e, claro, deixar uma lembrança memorável em todos.
Contudo, é bastante comum os noivos ficarem com muitas dúvidas. Por exemplo, quais rótulos escolher, como servir e, principalmente, qual a quantidade ideal?
Por isso, a CaseMe preparou esse conteúdo exclusivo, contando agora com a expertise do grupo Lejour, que já são referência em lista e site de casamento, além de dicas incríveis para deixar o seu grande dia ainda mais especial. Confira conosco!

principais dúvidas sobre o bar E AS BEBIDAS DO CASAMENTO
Peça para que um profissional fique por conta de controlar o consumo e repor as bebidas conforme o ritmo da festa.
Primeiramente, considere que além dos garçons servindo a cerveja, o número médio é de pelo menos 1 barman para os drinks para cada 100 convidados.
Equilibre coquetéis personalizados com drinks clássicos e mais fáceis de preparar.
O que servir em um bar de casamento?
Primeiramente, considere o seguinte: escolher bebidas que expressem a personalidade do casal e, por consequência, o estilo do casamento. Por exemplo, um casal que adora whisky e tem amigos que compartilham esse gosto pode surpreender ao montar um bar de casamento com um cantinho exclusivo para esse destilado. Do mesmo modo, cerveja, chopp e drinks devem levar em conta os hábitos de consumo dos convidados.
Em um episódio do CaseMe TV, Ecila Antunes, dona de um dos melhores buffets do Rio de Janeiro, contou como a trinca “comida, bebida e música” é o que eterniza as melhores memórias de um casamento. Dê o play e entenda melhor sobre o assunto.
Etapas essenciais para decidir corretamente as bebidas de um casamento
1 | Perfil dos convidados
Sim, tudo começa por, após fazer a sua lista de casamento, entender os hábitos e preferências dos seus convidados. Por exemplo, se prevalecem apreciadores de cerveja artesanal ou fãs de whisky, priorize essas opções para atender à maioria. Dessa forma, irá surpreender positivamente no bar de casamento.
2 | Considere bebidas extras para um convidado especial
Geralmente, todo mundo tem um amigo que vale a pena agradar, não é mesmo? Por isso, se ele é um dos convidados e tem alguma preferência específica, avalie como agradá-lo também. Por exemplo, um amigo que bebe apenas algum drink ou tipo de cerveja.
E leve em conta também se, algum deles, tiver restrições no consumo, como no caso de alérgicos à glúten ou diabéticos. Nestes casos, você pode pensar em uma alternativa que ele possa beber e, assim, também compartilhar o grande dia com vocês!
3 | Escolha o formato do bar de casamento
Em seguida, decida entre estações fixas, bar volante ou uma combinação de ambos. Para um evento dinâmico, um bar fixo de coquetéis complementado por garçons circulando com espumante e sucos garante a cobertura completa.

4 | Calcule as quantidades: saiba como
Essa costuma ser a etapa mais difícil, uma vez que pode variar conforme duração, clima e estilo da festa. Entretanto, planeje para evitar faltas sem causar desperdícios. Para isso, você precisará consultar o responsável pelo fornecimento das bebidas ou montagem do bar de casamento.
Uma dica inteligente é verificar a opção de adquirir bebidas consignadas mas, se fizer isso, atente-se para estabelecer uma margem máxima de custo. Caso contrário, poderá ter uma surpresa desagradável se o valor extrapolar demais o previsto.
Por fim, existem aplicativos e sites que oferecem calculadoras de bebidas para eventos. Pesquise e simule, para comparar com suas expectativas.

Média de bebidas para um casamento
Levando em conta a opinião de especialistas, listamos abaixo um cálculo aproximado da quantidade de bebidas para um bar de casamento.
Vinho tinto | 1 caixa (12 garrafas) para cada 100 pessoas;
Uísque | 1 caixa (12 garrafas) para cada 100 pessoas;
Vodka | 1 caixa (12 garrafas) para cada 100 pessoas;
Espumante | 4 caixas (12 garrafas) para cada 100 pessoas;
Cerveja | 1 garrafa por convidado.
Atente-se que, em todos os casos, você irá considerar o número de convidados e não apenas os que bebem. Para entender melhor sobre isso, confira o artigo que a noiva Carla Amorelli escreveu para a coluna De noiva para noiva aqui do CaseMe. Nele, você encontrará um exemplo prático de quem já passou por isso.
5 | Analise a quantidade de drinks à parte
Para calcular a média de drinks para um bar de casamento, o cálculo é específico. Por isso, não o colocamos junto com as demais bebidas. Fazê-lo, porém, envolve os seguintes passos:
- Calcule em torno de 70% dos convidados. Geralmente, o número de pessoas que bebem coquetéis gira nessa média;
- Defina a duração do serviço de drinks. Um bar de casamento precisa funcionar, no mínimo, 4 horas, sendo que o mais comum é durar entre 6-7 horas;
- Use a regra de “2 drinks na primeira hora + 1 drink por hora adicional”;
- Por fim, adicione 10% de folga.
Assim, você terá uma estimativa eficaz de quantos drinks o seu bar de casamento deverá servir.
6 | Peça indicação para serviços de bar em casamento
Estimativa em mãos, é hora de fechar o fornecedor desse serviço. Pois então, não faça isso antes de consultar amigos ou parentes que podem indicar o prestador ideal para a sua festa. Não sabe por onde começar? Basta se lembrar de algum casamento ou evento que foi convidado e gostou do que foi oferecido. Contate o anfitrião e peça o contato.
Isso pode, inclusive, garantir um desconto ou benefício extra!
Como agir | Meu fornecedor furou, e agora?
7 | Leia o contrato com calma
Por último, vai parecer óbvio mas não é: antes de fechar um contrato, leia tudo com calma e esclareça pontos que tiver dúvida. Confira se o escopo de serviços – como número de bartenders, horário de funcionamento, bebidas incluídas e louças fornecidas – está detalhado de forma clara e completa.
Além disso, revise cláusulas de pagamento, multas por cancelamento ou adicionais. Caso não dê atenção a isso, poderá ter imprevistos e, acredite, você não conseguirá resolver nada no auge do seu grande dia.

Dicas extras: Seu bar de casamento pode ir além
Para concluir, anote essas orientações adicionais e garanta convidados felizes e uma festa memorável:
1 | Welcome drinks: Como o próprio nome indica, são “bebidas de boas-vindas” que podem ser servidas logo na chegada dos convidados, antes da cerimônia ou da festa. Assim, você os recepciona de forma acolhedora e sofisticada. Sempre que possível, os inclua no pacote de bebidas para o casamento e lembre-se apenas de uma coisa: eles devem ser opções não-alcoólicas ou, então, suaves, como sangrias ou coquetéis leves;
2 | Shots na pista: Outra atração interessante são os shots, pequenas porções de destilados servidas na pista de dança. Por exemplo, combine a entrada dos garçons com a batida do DJ e use copinhos criativos para tornar cada rodada um momento especial;
3 | Copos e taças adequados: Servir as bebidas em recipientes específicos dá todo um charme para o bar de casamento. Por isso, considere ter disponível os copos e taças para todos os itens do cardápio.
Caso ainda queira se aprofundar no assunto, leia o artigo exclusivo da CaseMe onde o especialista da DrinKings, Diogo Carvalho explica como contratar o bar do seu casamento.
Uma experiência memorável vai do bar de casamento a um site incrível!
Viu como é importante analisar o que e como o bar de casamento servirá seus convidados? Pois saiba que essa experiência precisa estar também em todas as outras etapas da cerimônia. E para garantir isso, a CaseMe integrou o grupo Lejour e tem a melhor indicação para o seu dia mais especial: as soluções da Lejour.
Em um ambiente único, você acessa o seu site de casamento, cria a lista de presentes, configura seu RSVP online – para saber quem vai brindar com você – e muito mais.
Além disso, a Lejour disponibiliza também o Capture, uma ferramenta que permite criar um álbum digital com seus convidados e organizar, em tempo real, todas as fotos do evento. Faça do seu casamento o evento dos sonhos que você merece, através de uma plataforma inovadora , também disponível gratuitamente via aplicativo para iOS e Android!
