Guga Weigert e Rodrigo Lasmar, por volta dos seus 24 anos, deixaram o estágio na Shell para passar uma temporada juntos na Austrália, e foram impactados com uma prática comum por lá onde locais que durante o dia funcionavam com atividades comerciais, de noite viravam locais de shows, festas e às vezes ainda tinham outras funções. Aquela versatilidade e mistura de tribos, a movimentação cultural que proporcionava em locais que também eram parte da estrutura comercial da cidade, mexeu com eles. E a semente foi plantada.
Depois de quase 1 ano na Austrália, fazendo cursos e tocando, voltaram para o Brasil. Voltaram para a Shell. E os almoços tinham sempre o mesmo enredo, viagens e o ExC, o sonho, o propósito de criar o espaço deles, naquele formato Australiano, aqui no Rio de Janeiro. Muitos amigos acompanharam e participaram desse sonho desde o início, como Pedro Trajano que participou desde sempre nos almoços da Shell. Isso foi em 2008, dez anos atrás.
Curiosidade: Eles escolheram ExC como nome, porque acreditavam no simbolismo de scape no sentido de escapar de uma realidade que já não servia mais para eles, queriam escapar dos formatos pré-estabelecidos culturalmente no RJ e criar o espaço do jeito deles. Mais tarde no momento de registrar o nome não estava disponível e ficaram com ExC, muda uma letrinha, mas não muda o sentido.
Fizeram um documento com as idéias, um plano de negócios, mas ficou por aí por um tempo. O primeiro passo, para o papo virar um projeto sério, era definir o local, o estabelecimento em si, e as experiências nesta procura estavam sendo sofríveis, enquanto a vida de trabalho paralela corria solta e tomando todo o espaço na agenda.
Guga chegou a tentar locais que não foram viáveis, como Bingo do Arpoador, Shaika de Ipanema, e nada fluía ainda… quando em um dia normal, saindo do mar na praia de Ipanema encontrou um amigo, Renato Renart. Conversaram sobre o projeto e a dificuldade de encontrar um espaço e o Renato falou do Julio Mariz, pai de uma amiga, que estava fazendo o Parque da Bola e estava engajado na revitalização daquela área do Jockey, e poderia fazer alguma ponte para ver a possibilidade do Jockey hospedar seu projeto. E deu certo. Isso foi agosto de 2012.
Curiosidade: O Renato Renart é meu irmão (eu sou a Laura Vilela) e o Julio Mariz, é o pai da Bia Mariz. Nós três somos sócios no CaseMe!
Guga apresentou o plano para o Jockey, que se interessou, e fecharam o contrato em 2013.
Em posse deste contrato Guga e Rodrigo sentiram necessidade de uma mentoria estratégica para que eles pudessem realizar o empreendimento com toda a competência que desejavam, e para isso procuraram o Marcelo Almeida, da Brain Ventures, que foi crucial para o amadurecimento e modelação do projeto.
Enquanto a licença para as obras não saíam Guga negociou um financiamento no BNDES com apoio da Age Rio. Mas o RJ entrou em crise financeira, decretou a falência e o financiamento foi cancelado. Quando as licenças saíram o prazo de execução do projeto era para 2017, o tempo urgia porque o ExC já teria compromissos a pagar e as obras teriam que já estar em andamento, mas sem o financiamento, o projeto corria risco de não acontecer. Foi quando o presidente do Jockey Luiz Alfredo Taunay concedeu um prazo maior viabilizando a continuidade do projeto.
E então começou um trabalho de apresentação do ExC para empresários, amigos, em busca de sócios investidores. E em pouco tempo o grupo se formou. Isso foi em abril de 2017.
Com o capital necessário, contrataram uma construtora e iniciaram as obras em julho de 2017. Em novembro o andamento não estava como previsto e tomaram atitude certa na hora certa. Trocaram a construtora para a Perpetuum, de Jose Carlos Leal e Bruno Carone e as obras evoluíram de vento em poupa. E tudo se realizou.
Quem assina o projeto do ExC é a Oficina Par, de Tiago Freire e Marcelo Jardim.
A inauguração do Exc aconteceu nesta terça-feira, dia 20/03/2018, e promete ser um dos melhores locais de eventos e entretenimento cultural do Rio de Janeiro. Veja a matéria completa sobre o espaço e a festa de lançamento, aqui.
Leia mais:
Parabéns pela matéria “Inauguração do ExC.Rio” !!
Mesmo chegando tarde pude aproveitar tudo de bom que estava a festa.
Estávamos precisando de um espaço como esse na zona sul. Perfeito para uma festa completa.
Vamos as festas!
Lugar incrível, né Jaque? Precisávamos de um espaço assim no coração da Zona Sul, e sem hora para acabar!!